Receitas

JACKET POTATO COM CHEDDAR SUN VALLEY

Para 4 pessoas

Ingredientes

4 batatas para assar – cerca de 200 g cada – lavadas e secas

2 colheres de sopa de  manteiga sem sal

3 colheres de sopa de leite – temperatura ambiente

½ xícara de creme de leite – temperatura ambiente

100g  de queijo Cheddar Sun Valley ralado

8 fatias de bacon – assadas até ficarem crocantes

5 colheres de sopa cebolinha verde – em fatias finas – apenas a parte verde

Sal Kosher ou Sal marinho fino

Pimenta preta moída

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC  e coloque a grade do forno na posição central. Coloque as batatas diretamente na grelha do forno e asse por cerca de 1 hora ou até ficarem macias, quando perfuradas no centro com um garfo. Retire as batatas do forno usando uma luva de forno ou porta-panelas. Deixe esfriar.

Asse as fatias  bacon no forno em uma assadeira com papel alumínio até ficarem crocantes. Coloque-as em uma folha de papel absorvente. Não desligue o forno.

Usando uma faca afiada, corte uma fatia fina no formato de uma canoa no topo de cada batata e, em seguida, remova o pedaço fino de casca de batata. Usando uma colher, retire a maior parte da polpa da batata em uma tigela grande, deixando um pouco de polpa restante dentro da casca, para que as batatas mantenham sua forma. Coloque as cascas de batata na assadeira forrada com papel alumínio.

Amasse a polpa das batatas manualmente com um espremedor de batatas, até que não haja mais grumos. Adicione o leite e amasse até ficar cremoso. Adicione a manteiga amolecida e o creme de leite ao purê de batata e tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa bem para obter uma massa homogênea.

Adicione cerca de metade do Cheddar ralado ao purê , reservando o resto para cobrir. Esfarele 6 fatias de bacon sobe o purê e reserve as outras 2 fatias e para cobrir. Adicione 4 colheres de sopa de cebolinha, reservando 1 colher de sopa para enfeitar. Use uma espátula de borracha ou colher de pau e misture os ingredientes nas batatas.

Coloque o purê nas cascas das batatas, permitindo que a mistura fique acima das cascas. Cubra as batatas com o restante do Cheddar ralado e o restante do bacon esfarelado.

Asse na grelha central do forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que as batatas estejam bem aquecidas e o queijo esteja levemente dourado Cubra com algumas cebolas verdes fatiadas reservadas, se desejar